Alegria no trabalho é um dos fatores que mais motiva os colaboradores

Alegria no trabalho é um dos fatores que mais motiva os colaboradores

Em: 5, março, 2020

Categoria: Gestão de pessoas

O gestor dos dias atuais precisa ter a capacidade de motivar seus colaboradores, afinal uma equipe desmotivada afeta toda a empresa.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva revela que 56% dos trabalhadores com carteira assinada estão insatisfeitos com seu emprego. Isto significa que 18,7 milhões de pessoas trocariam de lugar na busca de mais alegria no trabalho. Apenas um terço dos entrevistados pela entidade se declarou satisfeito de modo geral. Numa economia que tem 33,3 milhões de trabalhadores formais, como fazer para trocar mais da metade de lugar sem tirá-los do mercado?

É fato que altos níveis de motivação dos funcionários estão intrinsecamente ligados a altos níveis de engajamento, por isso, as organizações estão prestando muito mais atenção nestes fatores com a finalidade de construir relacionamentos significativos e oferecer um propósito no trabalho realizado pelos colaboradores.

Conhecendo a equipe, é possível ser mais específico sobre como ajudar cada um dos funcionários a alcançarem seus desejos e aspirações. Para conseguir isso, a empresa e os colaboradores devem identificar as coisas que os motivam a trabalhar juntos e assim, atingir melhores resultados na empresa.

A substituição de colaborador gera às empresas um alto, por isso é importante tornar o ambiente melhor e trabalhar o reconhecimento como prioridades de sua organização. Entre os benefícios da motivação dos colaboradores, podemos citar:

Melhoria do bem-estar

Divertir-se no local de trabalho envolve os trabalhadores e aumenta o bem estar em equipe. Atividades divertidas podem motivar os funcionários, eliminando as barreiras entre os funcionários.

Algumas empresas organizam festas com lanches e entretenimento. Outros têm um dia de esportes anual e jogos em equipe. Mesmo uma atividade simples – como uma piada no boletim informativo ou um desenho no quadro de avisos – pode fazer a diferença.

Conexão dos membros da equipe com a missão da sua empresa

As pessoas querem sentir que são parte de algo maior que elas mesmas. E uma das melhores maneiras para os trabalhadores experimentarem esse sentimento é entender e se sentir pessoalmente conectados com a missão de sua organização.

Benefícios que vão além da remuneração

Oferecer benefícios que vão além da remuneração são itens importantes para que o colaborador sinta-se motivado a manter-se no emprego e seja, por consequência, mais produtivo. Benefícios como dias home-office, planos de saúde e odontológico estão na lista de desejos do trabalhador.

Icone WhatsApp