Beber água pode ajudar na saúde bucal?

Beber água pode ajudar na saúde bucal?

Em: 31, janeiro, 2022

Categoria: Saúde

Os benefícios de beber água para o bom funcionamento do organismo são conhecidos por todos, mas você sabia que ela também pode ajudar na saúde bucal? O hábito de se hidratar ajuda na manutenção da saúde da boca, e afeta positivamente dentes, gengivas e língua.

Mas como isso acontece e quais são as vantagens para a saúde da boca consumir a quantidade correta de água diariamente? Para explicar como a água é uma aliada do seu sorriso, preparamos este texto com os principais benefícios.

Reduz o mau hálito

O mau hálito é um problema bucal que atinge muita gente e pode ser consequência de uma má escovação, que resulta no acúmulo de saburra lingual e bactérias pela boca. Porém, o consumo de água age contra o mau hálito, porque umedece as mucosas que estavam ressacadas e hidrata o organismo, estimulando a produção de saliva, que por sua vez promove uma limpeza natural da boca.

Evita a gengivite

A higienização natural da boca que ocorre através da saliva, estimulada pelo consumo de água, é benéfica para evitar a gengivite. Esse problema de saúde bucal pode ocasionar em sangramento gengival e mau hálito. Sem os devidos cuidados a gengivite pode evoluir para a perda dental e periodontite. Porém, beber água corretamente é uma forma de evitar que o seu sorriso passe por esse problema.

Previne a cárie

Além de todos os cuidados bucais, como uma boa escovação e o uso do fio dental, beber água também ajuda na prevenção de cáries. Isso acontece porque o consumo de água estimula a produção de saliva, que por sua vez diminui a acidez da boca, prevenindo a proliferação das cáries. Além disso, a saliva ainda é responsável pelo ganho de minerais nos dentes e por evitar a perda de cálcio do esmalte dentário.

Age contra a xerostomia

Às vezes esquecemos de beber água e ficamos com uma sensação de boca seca, não é mesmo? Isso acontece pela baixa ou nenhuma produção de saliva, que também é conhecida como xerostomia. Esse problema de saúde bucal é causado pela baixa ação das glândulas salivares, mas pode ser inibido com o consumo de água. Por isso, o indicado é que seja consumido durante o dia pelo menos 2 litros de água. Para ajudar, você pode carregar sempre uma garrafinha.

Viu como hábitos simples podem ser benéficos para o seu sorriso e saúde bucal? Fique de olho no blog da Odontomaxi a acompanhe as nossas dicas.

 

Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi. O máximo para você. O máximo para sua empresa!

Icone WhatsApp