Como a baixa imunidade afeta a saúde bucal

Em: 24, março, 2022

Categoria: Saúde

Você já deve ter ouvido falar que a baixa imunidade afeta a saúde bucal, afinal, quando o sistema imunológico está fragilizado ele dá resposta no nosso corpo, permitindo a entrada de invasão de parasitas que podem causar algumas doenças.

Além de um sistema imunológico enfraquecido, a baixa imunidade acontece também por fatores genéticos. É possível que a resposta disso seja doenças bucais como aftas, herpes e periodontite. Mesmo que essas doenças atinjam outras partes do corpo, é normal que primeiro sinal de que elas estão no organismo apareça na boca. Mas, bons hábitos de higiene bucal e de alimentação podem ajudar a prevenir essas doenças. Por isso, é muito importante ter alguns cuidados para evitar a invasão de parasitas no seu organismo.

E para explicar mais sobre como a baixa imunidade afeta o organismo, preparamos este artigo com as doenças mais comuns e as formas de prevenção. Vamos conferir?

As doenças bucais que podem surgir por causa da baixa imunidade

Aftas: são pequenas e arredondas feridas vermelhas, com um centro amarelado ou esbranquiçado, que surgem dentro da boca. Elas causam incômodo, mas são combatidas com pomadas analgésicas ou corticoides. Dependendo do problema que causou a afta, um profissional da saúde irá indicar tratamento com antibiótico, mas o uso de enxaguante bucal ajuda impedir que as bactérias se proliferem pela boca.

Herpes: o herpes bucal, além de não ter cura, é contagioso. Essa doença pode afetar várias partes da boca, como cavidade bucal, gengivas e lábios. O herpes é caracterizado por bolhas e feridas.

Periodontite: a periodontite é um caso evoluído de gengivite não tratada. Porém, essa doença atinge de forma mais agressiva a saúde bucal, comprometendo o tecido de suporte dos dentes, ligamentos e ossos. Além disso, a gengiva fica vermelha e os dentes podem até se mover, já que perdem estrutura.

A periodontite pode ser prevenida com uma boa higiene bucal, mas quando ela atinge sua boca o tratamento deve ser urgente, pois essa doença pode causar a perda dos dentes. Os tratamentos indicados podem ser, em caso mais avançado, cirurgia, ou também o alisamento radicular, a raspagem e a limpeza.

Inflamação gengival: conhecida também como gengivite, a inflamação gengival causa sangramento, vermelhidão e dor nas gengivas. Outro problema característico da doença é o mau hálito. Ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana, e pode acontecer quando a higiene bucal não está sendo feita corretamente.

Cuidados para evitar a queda da imunidade

Existem alguns cuidados que podem ajudar a aumentar a imunidade, e são ações do dia a dia que trazem retorno positivo para a sua saúde, como tomar pelo menos 15 minutos de sol por dia e ter uma alimentação balanceada. Os alimentos que podem te ajudar a evitar a queda da imunidade são: frutas cítricas; folhas verde escuras; cereais, integrais e grãos; castanhas; peixes e azeite (ômega 3); cebola, alho, pimenta e gengibre; própolis; iogurte natural.

Outras formas de fortalecer o seu sistema imunológico são: tenha uma vida ativa e pratique atividades físicas; mantenha o corpo hidratado; tenha uma boa higiene bucal; lave as mãos constantemente por pelo menos 20 segundos, inclusive antes de escovar os dentes; durma bem. Em caso de infecções bucais, procure um cirurgião-dentista.

Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

• Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi. O máximo para você. O máximo para sua empresa!