Como aumentar a motivação dos seus colaboradores e reter pessoas

Como aumentar a motivação dos seus colaboradores e reter pessoas

Em: 7, agosto, 2019

Categoria: Gestão de pessoas

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, reter talentos se tornou um fator fundamental para o sucesso das empresas.

Além de um ambiente que promova qualidade de vida, benefícios e planos de carreira são essenciais para que a empresa consiga atrair profissionais qualificados e que vestem a camisa da empresa, tornando a equipe produtiva e trazendo criatividade para o desenvolvimento do trabalho. Tudo isso vai além, claro, de uma remuneração justa e de acordo com as competências de cada colaborador.

Manter a equipe motivada também requer que a liderança entenda que cada pessoa é única e que há diferentes formas de mantê-los motivados. As razões podem vir da família, de trabalho voluntário, de uma atividade de lazer, de um projeto novo ou antigo que, em um dado momento, gera um desafio.

A motivação dos colaboradores é uma combinação entre satisfazer suas necessidades pessoais e suas necessidades profissionais de crescimento e desenvolvimento. O que torna esta tarefa algo de fato desafiador, principalmente para as lideranças.

Confira abaixo 6 dicas essenciais para motivar seus colaboradores e reter os talentos em sua organização:

Descubra o que motiva cada um

Entenda que você não pode motivar outra pessoa. Você só pode fornecer um ambiente de trabalho propício e de apoio a seus colaboradores que os leve a se sentirem motivados para desempenharem seu papel. Essa é uma das razões pelas quais um líder deve se posicionar de forma a encorajar seus colaboradores a se autodesafiarem, irem mais longe que imaginam serem capazes. Nunca silencie a criatividade e a espontaneidade.

Seja um bom líder

Talvez as maiores influências sobre a motivação sejam as pessoas e os relacionamentos entre elas, tanto para melhor quanto para pior. É quase certo que se pode ter um imenso impacto positivo aqui, simplesmente sendo um bom líder.

Trabalhe em equipe

O trabalho em equipe tem um papel de importância vital na motivação das pessoas. Um líder deve saber identificar as características que levarão essa equipe ao sucesso, de modo que todos tenham um grande objetivo a perseguir. Para isso, o líder deve conhecer os membros de sua equipe como indivíduos com desejos e necessidades diferentes.

Aprimore os trabalhos

Se os funcionários forem influenciados pelas pessoas com quem trabalham, obviamente eles serão influenciados pelo trabalho que essas pessoas realizam para a empresa. Mais uma vez, o líder pode estar em posição de exercer uma influência positiva nessa área. O líder deve ter a capacidade de avaliar seus colaboradores e suas funções para ver até que ponto eles se adequam a elas.

Desenvolva as pessoas

Dentro do trabalho, todos querem se sentir realizados, todos querem mostrar que estão dando o melhor de si e que, na medida do possível, fazem avanços. A fim de obter isso, você deve incentivar o aprimoramento de cada um dentro da equipe, ajudando cada qual a definir seus próprios padrões e metas pessoais atuais e futuras.

As equipes precisam também de treinamento para que possam ter as habilidades e conhecimentos necessários para a execução de tarefas atuais e futuras de modo apropriado. Mantenha contato frequente com os funcionários, para verificar seu desenvolvimento e se eles estão preparados para uma transferência e uma promoção a cargos de maior projeção ou que exijam mais deles.

Ofereça benefícios diferenciados

Saúde bucal está diretamente relacionada à autoestima e motivação. Sendo assim, além de planos de saúde, benefícios como planos odontológicos auxiliam na motivação de um funcionário. Sua empresa já pensou nisso?

Quero um plano para mim

Quero um plano para minha empresa

Quero ser um dentista credenciado

Quero ser um representante (corretor)

Icone WhatsApp