Planos de Saúde: Como evitar fraudes em boleto
Em: 8, fevereiro, 2023
O boleto bancário é o segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil, ficando atrás apenas dos cartões de crédito. Isso chama a atenção de fraudadores, pois as mensalidades dos planos de saúde têm sido um dos principais alvos dos cibercriminosos.
Além da adoção de ferramentas de segurança digital, é fundamental se informar quanto aos cuidados na hora de realizar qualquer tipo de pagamento.
Pensando nisso, organizamos algumas dicas que vão te ajudar a se prevenir desses golpes.
Golpe do boleto falso
O golpe do boleto falso é o mais comum dos golpes praticados pelos golpistas. Nesta fraude, o criminoso envia um boleto com todas as características de um boleto verdadeiro do seu plano de saúde, mas quando você realiza o pagamento, o valor não vai para o credor e sim para os fraudadores.
Para evitar que isso aconteça confira sempre se o seu boleto possui as seguintes informações:
- Empresa que emitiu boleto
- Banco emissor
- Nome da instituição de Pagamento
- Código do banco emissor
- Número da conta do beneficiário
- Valor do boleto
- Nº do documento
- Carteira
- Nome do Pagador/CPF/CNPJ
- Sacador/Avarista – Mesmos dados do beneficiário
Vírus do Boleto ou Bolware
Nem todas as fraudes podem ser identificadas, mas existem alguns padrões em golpes aplicados que servem de alerta para as pessoas.
Outra forma de golpe é a instalação de um vírus no computador. O criminoso consegue alterar os dados digitáveis do boleto bancário e, quando pago, o valor é transferido para outra conta.
Os beneficiários de planos de saúde precisam estar atentos aos links enviados por e-mail ou sites para não ser alvos de golpistas. Por isso, tenha um bom antivírus atualizado e confira os dados na hora de pagar.
Para não ser vítima desse golpe, veja as nossas dicas:
- Evite fazer compras, pagamentos ou gerar boletos em computadores desconhecidos.
- Use redes wi-fi protegidas e mude as senhas de acesso regularmente.
- Acesse os canais oficiais da sua operadora e mantenha informações como telefone, e-mail e endereço atualizadas.
Após certificar-se que está em um site oficial do seu plano, verifique se ele contém o cadeado antes do endereço do site, isso indica que a página possui SSL e impede que os dados sejam visualizados por terceiros. Veja também se o endereço tem a letra “S” ao lado de “http”. Esse termo indica que o endereço tem a tecnologia de comunicação criptografada entre serviço e usuário, ou seja, garante que é uma página confiável.
Golpe da cobrança indevida
Outra fraude bastante comum aplicado pelos criminosos é o golpe da cobrança indevida. Esse golpe é aplicado em um momento de fragilidade do usuário e de seus parentes.
Os golpistas ligam para parentes de pessoas internadas, se identificando como funcionários de hospitais ou de planos de saúde, informando a necessidade de um pagamento extra de despesas, como exames e medicamentos, já cobertos pelas operadoras.
Se você receber uma ligação suspeita, siga estas orientações:
- Entre em contato com a sua operadora apenas pelos canais oficiais de atendimento para confirmar dados e tirar dúvidas.
- Nunca informe dados pessoais na chamada. Lembre-se: não foi você que ligou para o plano de saúde!
- Solicite e anote o nº do protocolo de atendimento, nome do atendente, horário em que a ligação ocorreu e o número do telefone. Em seguida, confirme com a operadora.
- Guarde o seu contrato para consultar quais cobranças são feitas pela operadora.
- Cuidado com o PIX! Apesar de prática, essa nova forma de pagamento responsabiliza o consumidor pelo ônus do golpe.
Caí no golpe, e agora?
Por mais cuidados e precauções que tomemos, todo mundo tem medo de cair em golpes. Se você foi vítima, saiba quais medidas tomar. Lembrando que, quanto mais informações você tiver, menor será o dano.
- Faça cópias do boleto e do comprovante de pagamento e registre a ocorrência em uma delegacia.
- Com o boletim de ocorrência em mãos, entre em contato com a operadora de saúde ou hospital.
- Informe sobre o golpe para que as providências sejam tomadas.
- Entre em contato com o banco no qual efetuou o pagamento e informe a fraude. Não esqueça de solicitar o número do protocolo da ligação.
Caso enfrente algum problema, faça uma denúncia nesses canais: Delegacia de Crimes Digitais e SAC da sua Operadora de Plano de Saúde.