Vacina contra o coronavírus: o que você precisa saber

Vacina contra o coronavírus: o que você precisa saber

Em: 14, janeiro, 2021

Categoria: Saude
vacina contra coronavírus

Com o início da vacinação contra a COVID-19 em alguns países pelo mundo, muitas dúvidas surgem a respeito da imunização contra a doença que já vitimou mais de 200 mil pessoas em nosso país. Veja tudo o que se sabe sobre a vacina contra o coronavírus!

Muitas informações desencontradas e o fantasma das fake news trazem confusão aos brasileiros que torcem pelo fim da pandemia. Para isso, a Odonto Maxi separou cinco principais perguntas e respostas sobre as vacinas para que você fique bem informado. Confira:

1 – O Brasil já aprovou o uso de alguma vacina?

Atualmente, a Anvisa analisa dois pedidos de uso emergencial no país, feitos na última sexta (8 de janeiro):

  • da Fiocruz, para a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford;
  • e do Instituto Butantan, para a vacina Coronavac, em parceria com o laboratório Sinovac.

A autorização de uso emergencial é temporária, vale apenas para o período de pandemia e até a vacina receber o registro definitivo. O uso, nesse caso, é destinado apenas para o público previamente definido e testado nos estudos.

Além disso, as farmacêuticas Pfizer e BioNTech e Janssen e Johnson & Johnson também realizam testes no país. De acordo com a Anvisa, a Pfizer já apresentou dados primários de eficácia e segurança da fase 3 de testes, mas ainda faltam documentos complementares. Já a Janssen ainda não entregou dados da fase 3.

2 – Quando a vacinação vai começar?

O plano nacional de vacinação apresentado pelo governo em dezembro não estabeleceu data para o início da vacinação, mas a estimativa do Ministério da Saúde é que a vacinação comece entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro.

A vacinação só pode ocorrer após a liberação, pela Anvisa, de uso emergencial ou registro para as candidatas. Segundo o ministério, 254 milhões de doses da Fiocruz e 100 milhões de doses do Butantan já foram negociadas.

3 – Quanto tempo após tomar a vacina eu estarei imunizado contra a o coronavírus?

Mesmo após as duas doses da vacina, nosso organismo não gera uma resposta imune imediata, explica o infectologista Jose Geraldo Leite Ribeiro, vice-presidente regional da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

“A proteção se dá um tempo após a aplicação da segunda dose, e esse tempo varia de acordo com cada vacina. Na maioria delas, a imunidade acontece a partir de dez ou vinte dias após a segunda dose”, afirma.

4 – Quem já teve Covid deve ser vacinado?

Sim. Especialistas dizem que os dados iniciais indicam que a vacina deve ser aplicada em quem já teve a doença. A vacina pode oferecer uma imunidade mais duradoura e trazer mais benefícios em relação à nossa imunidade natural.

5 – Quais documentos são necessários para vacinar?

Segundo o plano de imunização do governo, todas as pessoas serão vacinadas, mesmo que não apresentem algum documento. Basta comprovar que pertence ao grupo prioritário correspondente à fase da vacinação. Entretanto, para fazer o controle, o Ministério da Saúde diz que é importante informar o número do CPF ou apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) – o Cartão do SUS.

O jornal O Globo criou um infográfico interativo que, baseado em algumas informações como idade e doenças pré-existentes dá a previsão de quando você receberá a vacina contra o coronavírus. Veja aqui!


Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi.máximo para você. O máximo para sua empresa!

Quero um plano para mim

Conhecer um plano para minha empresa

Como ser um dentista credenciado?

Quero ser um representante (corretor)