10 livros que todo gestor deveria ler

10 livros que todo gestor deveria ler

Em: 21, setembro, 2020

Categoria: Gestão de pessoas
10 livros que todo gestor deveria ler

Liderar uma equipe ou projeto não é uma tarefa simples. Lidar com pessoas, prazos e obter resultados satisfatórios requer energia e foco do gestor. Por isso, há alguns livros que todo gestor deveria ler para ajudá-lo neste desafio.

Para aprimorar essa qualidade, nada melhor do que ler livros sobre liderança. Há muitos autores e líderes que podem nos ensinar a conquistarmos respeito e fazermos nossa equipe trabalhar em prol dos objetivos almejados.

Confira abaixo 10 leituras essenciais que todo gestor deveria fazer:

1. A Arte da Guerra, Sun Tzu

Livro antigo que ensina sobre estratégia militar. É ótimo para lideranças porque as “disputas” entre empresas no mercado não deixam de ser uma espécie de guerra. Por isso, é muito utilizado nos setores corporativos no mundo todo.

Apesar de ter sido escrito com base em experiências militares, as lições podem ser adaptadas para os dias de hoje. Dessa forma, pode-se aprender muito sobre liderança, posicionamento e segmentação, sendo interessante até para profissionais de marketing e administração.

2. Inteligência Emocional, Daniel Goleman

Impossível um líder ser competente se não souber lidar com suas emoções. Para liderar outras pessoas, é necessário ter inteligência emocional, saber ouvir e se colocar no lugar do outro. O autor diz que a empatia é necessária para que o gerenciamento de uma equipe seja feita com sucesso, pois conhecer os sentimentos dos outros poderá evitar uma série de problemas.

Por fim, a inteligência emocional ajuda a ensinar melhor, identificar sentimentos na equipe e não permite que o líder seja influenciado por sentimentos alheios.

3. 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen Covey

O livro fala dos 7 hábitos que ajudam as pessoas a serem eficazes em todas as áreas da vida. Ou seja, é ideal para auxiliar os líderes a tomarem boas decisões, sendo indicado para todos irrestritamente.

O que um líder pode aprender com a obra é: importância da proatividade, ter objetivos e metas claras, gerenciamento do tempo e estabelecer prioridades. Quando uma pessoa aprende essas lições e sabe se autogerenciar, saberá ser um gestor que ensinará melhor o próximo.

4. A essência do líder, Warren G. Bennis

Em uma lista sobre os livros que todo gestor deveria ler, não poderia faltar esta indicação!

Este livro é essencial para aprender habilidades de gestão. Afinal, o autor já aconselhou alguns presidentes da república dos EUA e executivos de grandes empresas do mercado. Escreveu esse livro justamente para explicar o que torna alguém um bom líder.

Warren ainda defende que as empresas precisam de líderes e não de chefes. Em resumo, a obra conta com um guia prático, ensinando o que é liderança.

Para escrever a obra, o autor entrevistou diversos líderes de áreas e segmentos variados para conseguir responder a questão: “O que faz um bom líder?”

5. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança, Maxwell, John C.

O autor já foi consultor de Barack Obama. Sendo assim, a obra defende que grandes líderes são aqueles que se conectam com as pessoas e tornam-se um exemplo para toda a equipe, adicionando valores a todos.

Um líder só ganha se todos os seus liderados também ganham. Dessa maneira, fala sobre como enxergar o futuro, sobre dar o mérito, dominar o tempo e definir prioridades, dentre outras lições.

6. As armas da persuasão, Robert Cialdini

Robert Cialdini é considerado o maior especialista no campo dos estudos da persuasão. Nesta obra, o autor aborda 6 armas da persuasão para influenciar pessoas e não deixar se influenciar.

Afinal, um bom mestre deve aprender essas armas para conseguir persuadir sua equipe e também para não cair em armadilhas e ser persuadido por alguem que não está sendo ético. Lógico que essas armas para influenciar devem ser usadas de forma honesta, sem o objetivo de enganar ou ludibriar ninguém.

7. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie

Uma pessoa que faz a gestão de um grupo de pessoas irá trabalhar com diferentes tipos de colaboradores. Afinal, cada pessoa é diferente e possui seu jeito pessoal de ser.

Esse best seller ensina a todos como influenciar de maneira positiva e lidar com cada ser humano. É o livro ideal para todo líder que quiser causar boas impressões e para quem deseja transmitir uma boa imagem de si.

8. Rápido e Devagar, Daniel Kahneman

Temos duas maneiras de pensar: uma que é rápida e emotiva e outra que é devagar e racional. O autor nos mostra como as impressões intuitivas podem prejudicar nosso processo de decisão. Além disso, ele ensina como nos proteger dessas falhas mentais, através de técnicas para isso.

Quem gerencia uma equipe deve saber tomar boas decisões e aprender a não deixar o pensamento rápido (que é emotivo e intuitivo) atrapalhar as decisões no trabalho.

9. Pipeline da Liderança – Ram Charan, Stephen Drotter, James L. Noel

Toda pessoa que deseja se tornar um bom líder deveria ler essa obra. É uma indicação não apenas para gestores, mas também para aqueles que desejam traçar sua carreira do início até tornar-se um grande executivo ou CEO de uma empresa.

Pipeline significa tubulação ou encadeamento. Essa palavra é usada para representar a trajetória de carreiras de um profissional que busca evoluir na carreira ou anseia por posições mais altas hierarquicamente em uma corporação.

Por isso, é uma leitura extremamente valiosa, pois ensina a se autogerenciar, gerenciar pessoas e grandes empresas. Mostra os diferentes tipos de líderes e as habilidades que devem ser aprendidas em cada etapa desse crescimento.

10. Criatividade S.A, Ed Catmull e Amy Wallace

A obra ensina sobre a importância da criatividade e das pessoas em um grupo. Defende que devemos valorizar a equipe e sempre buscar inovar. Um bom gestor não pode ser apegado a ideias, pois nem sempre serão boas para todos, mas deve incentivar a inovação.

Portanto, esta indicação é ideal para aqueles líderes que querem que a equipe seja inovadora e fique sempre em busca de novas concepções.

Você conhece mais livros que todo gestor deveria ler? Vamos adorar conhecer suas sugestões!


Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi.máximo para você. O máximo para sua empresa!

Quero um plano para mim

Quero um plano para minha empresa

Quero ser um dentista credenciado

Quero ser um representante (corretor)

Icone WhatsApp