A importância de higienizar a escova de dente

A importância de higienizar a escova de dente

Em: 3, março, 2023

Categoria: Saúde
higienizar a escova de dente

Escovar os dentes e usar o fio dental diariamente após as refeições são recomendações básicas para uma boa saúde bucal. Mas, o que você talvez não saiba é que higienizar a escova de dente é muito importante para evitar a proliferação de germes.

Lavar a escova de dente em água corrente após a escovação não é suficiente para deixar a escova limpa. Para garantir a limpeza completa é importante higienizar a escova da maneira correta. Neste texto vamos explorar a importância da higienização da escova de dente e os cuidados necessários para mantê-la limpa e segura para o uso diário.

Preciso limpar a escova de dente?

Sim. As cerdas das escovas dentais são cobertas de água, creme dental, restos de alimentos e bactérias. Dessa forma, costumam armazenar microrganismos do ambiente e até de nossas bocas.

Para evitar que germes e bactérias se proliferem e voltem à nossa boca é muito importante higienizar a escova de dente com frequência, se possível, diariamente.

Como limpar as cerdas da escova de dente?

Limpar a escova de dentes é mais fácil e simples do que se imagina. A primeira coisa a fazer é lavar em água corrente para retirar o resto de creme dental e resíduos de alimentos. Depois, deixe-a mergulhada em uma pequena quantidade de antisséptico bucal por 15 minutos.

Em seguida, guarde a escova, protegendo-a com capa protetora e, antes da próxima escovação, enxágue em água corrente.

Confira abaixo outras orientações sobre como higienizar as cerdas da sua escova de dentes:

Cuidados que você precisa ter com a escova dental

Agora que você já sabe como limpar sua escova, vale a pena conhecer também outros cuidados no dia a dia que ajudam a mantê-la sempre limpa e sem perigo de proliferação de microrganismos. Confira abaixo:

  • Evite o contato com cerdas de outras escovas;
  • Não seque nas toalhas de banho ou de rosto;
  • Não armazene em um lugar úmido e sem proteção de cerdas;
  • Se você ficar doente (gripes ou resfriados), substitua sua escova de dentes assim que estiver saudável novamente;
  • Evite armazenar a escova de dentes perto do vaso sanitário para evitar a contaminação por bactérias fecais;
  • Use uma capa protetora para transportar sua escova de dentes em viagens, e lembre-se de higienizá-la ao chegar no destino;
  • Substitua sua escova de dentes a cada três a quatro meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas.

Se você quiser reforçar a desinfecção da sua escova, uma vez por semana, mergulhe as cerdas no vinagre deixando-as assim durante uma noite.