A importância do Novembro Azul para a saúde masculina

A importância do Novembro Azul para a saúde masculina

Em: 8, novembro, 2024

Categoria: Saúde

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Mesmo sendo uma enfermidade de evolução relativamente lenta, ela apresenta alta taxa de mortalidade na população masculina devido principalmente ao diagnóstico tardio, sendo grande parte dos casos identificada após o óbito.

Por isso, campanhas como o Novembro Azul são essenciais para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção. O mês é mundialmente dedicado ao alerta e combate contra o câncer de próstata, além de trazer informações a respeito de outras doenças ligadas ao público masculino. Nesse post, você descobrirá a origem e importância dessa campanha, a prevenção do câncer de próstata e o combate ao preconceito em relação ao exame.

Como surgiu o Novembro Azul?

O Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália. Tudo começou com uma conversa de bar entre dois amigos, Luke Slattery e Travis Garone. Enquanto conversavam em um pub em Melbourne, os amigos cogitaram se ficariam bem de bigode. Afinal, usar bigode já não estava tão na moda quanto antigamente.

Feito isso, Luke e Travis juntaram 30 homens para começar um movimento chamado “Movember”, que nada mais é que a junção de “moustache” (bigode) e “november” (novembro). Inclusive, o Movember veio a se tornar uma fundação de combate ao câncer de próstata. Esse movimento marca o mês em que os homens deixam o bigode crescer para conscientizar as pessoas sobre o Novembro Azul.

Câncer de Próstata: O que você precisa saber

É considerado um câncer da “terceira idade”, já que segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem após os 65 anos. Inicialmente, o câncer de próstata não causa sintomas, porém, à medida que o tumor cresce, podem surgir sintomas, como dificuldade para urinar, sensação constante de bexiga cheia e dor ao urinar, por exemplo.

Como o câncer de próstata se desenvolve lentamente, é importante que os homens consultem regularmente o urologista, principalmente a partir dos 50 anos, ou 45 anos no caso de ter histórico de câncer de próstata na família, para que sejam feitos exames que avaliam a saúde da próstata e o risco de câncer.

Como conscientizar a população neste novembro azul?

Para todos nós, homens e suas famílias, o Novembro Azul representa uma oportunidade vital de focar em nossa saúde e bem-estar. Este mês nos lembra da importância de cuidarmos de nossa saúde, especialmente quando se trata do câncer de próstata.

Durante todo o Novembro Azul, é fundamental que nos eduquemos sobre os riscos, os sintomas e as opções de tratamento do câncer de próstata. Lembre-se de que a detecção precoce pode fazer toda a diferença em nosso prognóstico.

Participar de eventos locais, buscar exames de rotina e compartilhar informações com amigos e familiares são maneiras valiosas de mostrar nosso apoio a esta causa e garantir que mais homens vivam vidas saudáveis e felizes.

Vamos nos unir neste Novembro Azul para promover a conscientização, quebrar tabus e cuidar da saúde masculina.