Ações para estimular a saúde dos funcionários

Ações para estimular a saúde dos funcionários

Em: 10, fevereiro, 2021

Categoria: Gestão empresarial
saúde dos funcionários

Estimular o bem-estar e saúde dos funcionários tem sido um importante tema dentro das organizações. Nos últimos anos, cada vez mais empresas têm dedicado uma atenção especial ao bem-estar dos colaboradores, com iniciativas que vão desde incrementos simples no ambiente de trabalho, como cadeiras mais confortáveis, até medidas mais sofisticadas, como mudanças na cultura da empresa e planos concretos de desenvolvimento pessoal dos empregados.

Se você é um gestor de recursos humanos engajado no crescimento da sua organização não apenas em termos numéricos, mas que também se preocupa com o desenvolvimento a longo prazo das suas equipes, certamente deseja implementar medidas que promovam mais satisfação dentro da organização.

Para ajudar você nesse propósito, separamos algumas dicas com medidas importantes que geram um resultado tremendo no dia a dia das organizações.

Tradicionalmente, foram as grandes multinacionais as primeiras empresas a se importarem em desenvolver esforços conscientes e orientados para a criação de uma cultura organizacional específica.

Isso porque, com sua expansão para diversos países ao redor do mundo, surge nessas organizações a necessidade de elaborar uma forma de trabalho e convívio unificada, gerando o sentimento de unidade em todas as suas bases e garantindo a manutenção do padrão dos produtos e serviços ofertados.

Mais recentemente, com a consolidação do Vale do Silício como referência de inovação nas empresas e gestão de talentos em tecnologia, e a ascensão das startups, a cultura empresarial se volta ainda mais em direção à satisfação do funcionário.

Confira algumas maneiras de incentivar o cuidado com a saúde na empresa!

  1. Faça campanha contra o tabagismo

Os problemas de saúde provocados pelo tabagismo afetam a qualidade de vida dos funcionários e são um dos fatores que contribuem para faltas e atrasos. Além disso, sair do escritório ao longo do dia para fumar também afeta a produtividade.

A empresa pode incentivar os fumantes a combater o vício por meio de ações que mostrem os problemas de saúde causados pelo cigarro, oferecendo apoio psicológico e acompanhamento médico.

  1. Incentive a alimentação saudável

Bons hábitos alimentares são essenciais para uma vida saudável; no entanto, muitas pessoas não se dão conta disso e correm o risco de desenvolver doenças causadas pela má alimentação e falta de nutrientes.

Há diversas ações que podem ser realizadas para incentivar a alimentação saudável e melhoria na saúde dos funcionários. Algumas empresas oferecem frutas, acompanhamento com nutricionista e programa de educação alimentar. O mais importante é que o trabalhador entenda os benefícios dessa prática e procure modificar os hábitos alimentares.

  1. Promova atividades físicas para melhorar a saúde dos funcionários

A atividade física é outro fator importante para garantir a uma vida saudável. Além de melhorar o condicionamento físico e a disposição, ela também previne doenças e contribui para a interação dos funcionários.

Umas das ações que pode ser aplicada no ambiente de trabalho e agrega inúmeros benefícios tanto à empresa quanto ao funcionário é a ginástica laboral. Essa atividade proporciona momentos de relaxamento, alivia tensões, melhora a condição física e mental da equipe e previne doenças laborais causadas por postura inadequada e lesões de esforço repetitivo.

Outras ações que contribuem para a melhoria da saúde dos funcionários são o convênio com academias e o incentivo a formação de grupo de corrida, passeios ao ar livre, torneios de futebol, entre outros.

  1. Crie campanhas temáticas

A falta de orientação e conhecimento é um dos fatores que impedem a prevenção de doenças. Por isso são tão comuns ações cujo objetivo é educar as pessoas, como a campanha do Outubro Rosa, relacionada ao controle do câncer de mama. Essas ações também deve ter espaço dentro das empresas

Para isso, analise o perfil dos colaboradores e defina campanhas temáticas, voltadas para a saúde da mulher ou do homem, para o combate à diabete, à hipertensão, entre outros.

Desenvolver ações para melhoria da saúde dos funcionários agrega vantagem à empresa e aos trabalhadores. Afinal, a empresa garante profissionais mais saudáveis e satisfeitos, o que contribui para motivação e melhor desempenho. Já os funcionários têm a chance de modificar hábitos, melhorar a qualidade de vida e prevenir problemas de saúde.

Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi.máximo para você. O máximo para sua empresa!

Quero um plano para mim

Conhecer um plano para minha empresa

Como ser um dentista credenciado?

Quero ser um representante (corretor)

Icone WhatsApp