Ambiente de trabalho pós-pandemia: o que o colaborador espera da empresa

Ambiente de trabalho pós-pandemia: o que o colaborador espera da empresa

Em: 10, novembro, 2021

Categoria: Gestão de pessoas

Com o avanço da vacinação e a retomada do trabalho, diversos relatórios e pesquisas feitas com trabalhadores apontam para a preferência dos trabalhadores por um modelo híbrido de trabalho pós-pandemia, ao invés de um retorno puro e simples aos escritórios conforme a pandemia é controlada.

Um dos mais recentes, feito pela consultoria Accenture aponta que 83% das pessoas preferem alternar o local de trabalho entre casa e escritório.

A pesquisa ouviu 9.326 trabalhadores em 11 países, incluindo o Brasil, e conclui que 40% dos indivíduos sentem que podem ser produtivos e saudáveis em qualquer lugar, seja totalmente remoto, baseado num local específico ou uma combinação de ambos. Além disso, 85% das que fizeram essa afirmação também dizem que planejam permanecer na empresa por muito tempo.

Entretanto, há um desafio no trabalho pós-pandemia: três em cada quatro pesquisados da Geração Z (74%) querem mais oportunidades para colaborar com os colegas cara a cara, porcentagem maior do que os da Geração X (66%) e Baby Boomers (68%).

Segundo o relatório, o que diferencia trabalhadores produtivos de qualquer lugar (40%) daqueles que estão desconectados e frustrados (8%) não é o estresse, mas os recursos certos para ajudá-los a serem produtivos. Esses recursos variam de autonomia de trabalho e saúde mental positiva à liderança de apoio e uma organização digitalmente madura.

Para auxiliar no processo, o estudo traz ainda dicas de transição, com ações específicas para o período de transição:

  • Acelerar a modernização do RH: desenvolva uma estratégia que garanta que os trabalhadores estejam em melhor situação em seis dimensões do local de trabalho – incluindo relacional, física, emocional e mental – durante a transição para novos espaços de trabalho, equipes e funções;
  • Desenhar um modelo de trabalho com foco em pessoas: as organizações devem reconhecer e atender às necessidades de todos os tipos de trabalhadores, e quem apoia a segurança psicológica e física obterá mais confiança;
  • Desenvolver a fluência digital: em projetar habilidades e caminhos de aprendizagem personalizados que atendam às necessidades de todos os segmentos da força de trabalho;
  • Liderar com humanidade: líderes responsáveis criam ambientes nos quais uma diretoria moderna, o CEO e todo o alto escalão trabalham juntos, não importa onde estejam.

Se tiver interesse em ler o estudo completo, ele está disponível em inglês neste link: https://www.accenture.com/_acnmedia/PDF-155/Accenture-Future-Of-Work-Global-Report.pdf

 

Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi. O máximo para você. O máximo para sua empresa!

Icone WhatsApp