Como cobrar inadimplentes em seu consultório?

Como cobrar inadimplentes em seu consultório?

Em: 8, outubro, 2021

Categoria: Gestão empresarial

Não há como fugir. Mesmo com proximidade dos pacientes, facilitação do pagamento, entre outras facilidades oferecidas aos pacientes, a inadimplência pode ocorrer a qualquer momento em sua clínica. E nesse momento surge a dúvida: como cobrar os inadimplentes do seu consultório odontológico?

Apesar de ser uma situação, por vezes, constrangedora, é preciso que você e a sua secretária estejam preparados para esses momentos, já que, infelizmente, todo consultório está sujeito a passar por esse tipo de situação em que o paciente, por algum motivo, não paga pelo serviço.

Dentre as dicas está manter a mente aberta para a conciliação.  Cobrar não deve ser uma briga ou discussão, é  preciso que seja um diálogo de respeito e que tenha um tom harmonioso.

 

  1. Não tenha medo de cobrar

Cobrar os inadimplentes do consultório é essencial para que você não fique no prejuízo. Afinal, o seu consultório tem contas, salários e diversas coisas para pagar. Se o seu medo é da reação das pessoas inadimplentes, então, é importante estar ciente que grosserias podem acontecer. A dica é não levar para o lado pessoal e saber olhar de uma forma muito profissional e como parte dos “ossos do ofício”.

 

  1. Fale sobre pagamento, mas de forma indireta

Se você não está certo se o paciente esqueceu de pagar ou apenas está desistindo, escolha uma abordagem mais leve, sem ser acusadora. A nossa sugestão é optar por falar de forma indireta.

Ao dar esses pequenos toques, o paciente pode se lembrar que existe uma parcela em aberto ou, então, tocar no assunto e explicar o motivo de não ter conseguido pagar.

 

  1. Saiba escutar

E já que estamos falando de comunicação, é crucial saber escutar. Ao invés de apenas cobrar, importe-se com o lado do seu paciente, tente entender o que está acontecendo.

Em situações em que ele está com algum problema financeiro, mais vale tentar resolver e manter a fidelidade do cliente do que afastá-lo.

 

  1. Se for necessário, negocie

Considerando os motivos do seu paciente para não pagar, um dos caminhos mais viáveis é a negociação. Dessa forma, ambas as partes saem ganhando e mantendo uma relação de respeito.

Vale lembrar que, ao atender por meio de um plano odontológico você evita esse tipo de situação, uma vez que o repasse dos atendimentos é feito por meio da operadora, que cobra do cliente as mensalidades.

 

Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi. O máximo para você. O máximo para sua empresa!

Icone WhatsApp