Como manter a equipe motivada em tempos de coronavírus?

Como manter a equipe motivada em tempos de coronavírus?

Em: 4, agosto, 2021

Categoria: Gestão de pessoas

A pandemia trouxe diversos desafios às organizações que precisaram se adaptar a uma nova realidade. As mudanças bruscas nas relações de trabalho e também novos métodos de como manter a equipe sempre motivada são os principais temas debatidos neste momento.

Na gestão das empresas, a figura do líder sempre foi de extrema importância, tendo como prioridade manter os colaboradores engajados e motivados, dispostos a vestir a camisa da empresa mesmo em momentos desafiadores como o de agora.

Mas, neste contexto econômico de crise, as reestruturações que muitas empresas se viram obrigadas a realizar, a mudança nas formas e relações de trabalho, como o líder consegue motivar a equipe, mantê-la unida, e ainda mais produtiva?‍

Pensar na saúde e bem estar dos colaboradores nunca foi tão necessário. As decisões e atitudes da gestão neste momento devem estar alinhadas a este propósito. Hoje, a maior responsabilidade de um líder é continuar a tocar as coisas, apesar dos problemas e inseguranças.‍

Confira abaixo algumas dicas essenciais para este momento:

Mantenha sempre a comunicação

Mais do que nunca o líder precisa estar próximo de seus liderados e o meio mais eficaz para isso é manter uma boa comunicação mesmo à distância. Compartilhe as informações da empresa que estão disponíveis no momento, seja transparente e verdadeiro.

Converse com seu time e alinhe expectativas, ouça as ideias e dúvidas e mantenha sempre o canal aberto para que você seja a fonte das informações. Seja presente e preocupado, neste momento é importante que estabeleçam uma frequência na comunicação.

‍Esteja atento ao comportamento do seu time

Diante do cenário econômico instável, muitas empresas precisam remanejar suas equipes, fazer cortes e mudar algumas práticas no negócio. Isso gera nos colaboradores medo e insegurança, afinal essas consequências podem refletir diretamente no seu trabalho.

É neste momento que o papel do líder é fundamental. Ficar atento aos colaboradores desmotivados, sem iniciativa e com baixo interesse em cooperar é imprescindível para manter o bom relacionamento de todo o time. Ofereça uma atenção especial a esta pessoa, entenda o seu momento e faça o possível para mudar a situação. É papel do líder mapear esses sinais e buscar formas de revertê-lo.

‍Mantenha a constância dos feedbacks

Mesmo em home office, uma das funções mais importantes do líder é desenvolver pessoas e, nesse sentido, o feedback acaba sendo uma das principais ferramentas para ajudar nessa evolução e manter a equipe motivada.

Conheça sua equipe, entenda o momento de cada um, acompanhe os projetos, a dedicação e a entrega. Faça análises de grupo e individuais quando necessário. Esta é uma maneira de acompanhar o trabalho do time e mostrar a cada um deles, que mesmo à distância estão sendo vistos e que o trabalho de cada um deles é fundamental para a organização.

Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi. O máximo para você. O máximo para sua empresa!

Icone WhatsApp