Como manter a saúde no trabalho? Saiba neste texto!

Como manter a saúde no trabalho? Saiba neste texto!

Em: 17, fevereiro, 2021

Categoria: Gestão empresarial
Saúde no trabalho

A rotina de trabalho, em especial em tempos em que grande parte dos profissionais estão trabalhando de casa por conta da pandemia, pode ser desgastante. Então, como manter a saúde no trabalho?

Passar horas a fio se dedicando a uma mesma atividade, seja sentado ou em pé, a sós ou compartilhando o espaço e ideias com outras pessoas, pode ser muito mais do que cansativo. Ainda mais se o ambiente de trabalho for carregado de competitividade, de cobranças, com a necessidade de lidar com prazos cada vez mais curtos, sua saúde – física e mental – ganha ainda mais um desgaste: o do estresse.

Por isso, é sempre importante não deixar a saúde de lado e buscar qualidade de vida dentro e fora da empresa.

Estudos apontam que trabalhadores com estilo de vida estressante, que fumam ou ainda têm uma profissão com alta exigência cognitiva, correm um risco maior de precisar se ausentar por uma licença médica por causa de problemas relacionados à saúde mental. Além disso, tensão muscular, dores nas costas e de cabeça também costumam estar relacionados a problemas de saúde no trabalho.

Para quem trabalha sentado, em frente ao computador o dia inteiro: mesmo que esta não seja uma tarefa pesada, exige muita concentração, causando tensão muscular, podendo afetar o pescoço, os ombros, o dorso e os membros superiores e inferiores.

Essa atividade enquadra-se naquelas em que a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) estabelece intervalos de dez minutos a cada 90 minutos trabalhados.

Ou seja, mexa-se!

Levante, caminhe, beba água, vá ao banheiro. Se puder, faça pequenos movimentos de alongamento. Pode não parecer, mas esses pequenos intervalos fazem muito bem à saúde física e mental.

Confira outras dicas:

● Confira se a cadeira e o computador estão de acordo com a sua altura. Lembre-se de que o computador deve estar na linha dos olhos;

● Se você trabalha muito tempo sentado, procure colocar um apoio sob os pés e assim prevenir que eles inchem ao fim do dia;

● Não trabalhe com fome. Leve sua própria lancheira, com alimentos pouco calóricos, mas nutritivos, como um sanduiche natural, uma fruta, um suco, um pote de iogurte ou um pacotinho com nuts (nozes, castanhas, amêndoas, semente de abóbora e amendoim);

● Procure dormir bem na noite anterior ao trabalho. Algumas pessoas precisam de sete, oito, nove horas para manter a disposição. Então siga o seu relógio biológico e descanse o quanto for necessário.

Quais outras práticas você faz para melhorar sua qualidade de vida no trabalho?

Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi.máximo para você. O máximo para sua empresa!

Quero um plano para mim

Conhecer um plano para minha empresa

Como ser um dentista credenciado?

Quero ser um representante (corretor)

Icone WhatsApp