Cuidados com saúde bucal em tempos de coronavírus

Cuidados com saúde bucal em tempos de coronavírus

Em: 9, agosto, 2021

Categoria: Saude

A pandemia do coronavírus nos trouxe muitos ensinamentos em especial em relação aos cuidados com a saúde bucal. As informações sobre transmissão de doenças, cuidados com a imunidade, por exemplo, nos lembraram que o melhor tratamento é sempre a prevenção da doença.

Neste contexto, cuidar da saúde bucal é extremamente importante, uma vez que muitas doenças, entre elas as que são consideradas agravantes da Covid-19 podem ser observadas no cuidado odontológico preventivo.

Pacientes com cardiopatias associadas, como a hipertensão arterial sistêmica, são considerados grupos de riscos, pois ao contrair a infecção, possuem maior possibilidade de óbitos, principalmente em faixa etária maior, como os idosos.

Vale ressaltar que a saliva abriga inúmeras bactérias, o que faz com que a boca seja um ambiente favorável para a proliferação e crescimento de outros microrganismos, como o coronavírus. Além disso, a falta de higiene e saúde bucal pode fazer com que a imunidade fique baixa, aumentando os riscos de infecções e lesões em boca.

Em todos os casos, uma rotina adequada com técnica de escovação correta, uso do fio dental e do enxaguante bucal, ajuda a evitar a transmissão de doenças, mas vale lembrar que os cuidados com a sua escova de dentes são fundamentais. Veja abaixo algumas dicas cuidados com a sua saúde:

Escovação: escova de cerdas macias com creme dental, todos os dias após as refeições e principalmente antes de dormir.

Após a escovação lave a escova em água corrente, garantindo a remoção dos resíduos que sobram da escovação, não devemos enxugar na toalha que utilizamos para enxugar as mãos e o rosto, local com bactérias, que podemos transferir para a escova dental.

Limpeza: Borrifar álcool a 70% ou água oxigenada a 0,5% sobre toda superfície da escova (cabeça,cerdas e cabo), por um minuto e após, lavagem em água corrente.

Armazenamento:  guardar a escova de dentes na gaveta,armários ou com protetores não é o mais indicado, pois são lugares quentes e úmidos, que aumentam a proliferação de bactérias. O ideal é guardar em um copo ou outro recipiente qualquer, com as cerdas voltadas para cima,tomando o cuidado de manter as escovas separadas dos outros membros da família,ou seja, um copo para cada escova de dentes.

Validade: Trocar a escova de dente regularmente (a cada dois ou três meses), assim que você perceber sinais de desgaste das cerdas, ou ainda se aparecer sinais de gripe ou resfriado. Não emprestar a escova de dente para outra pessoa, mesmo sendo da família – uso individual.

Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi. O máximo para você. O máximo para sua empresa!

 

Icone WhatsApp