Cultura organizacional saudável: conheça os princípios e a importância para sua empresa
Em: 10, setembro, 2020
Tema cada vez mais presente nas empresas, a cultura organizacional, é, em poucas palavras o padrão de comportamento auto-sustentável que determina como as coisas são feitas.
Ela se forma a partir de hábitos naturais de seus colaboradores, que são repetidos e incentivados – ou não – e geram respostas emocionais na sua equipe como um todo.
A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa. Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma cultura “desorganizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho.
Em outras palavras, é a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele. Quem investe em uma gestão de pessoas e uma cultura corporativa de qualidade acaba gerando maior satisfação entre os clientes e obtendo maior lucro em suas atividades.
É muito importante deixar claro aos colaboradores e também ao público externo quais são os valores, visões e ideias em que a organização acredita. Se quem trabalha na empresa não estiverem diretamente ligados à cultura organizacional, pode acabar tendo comportamentos incompatíveis com o que sua empresa deseja transmitir. E sendo representante da empresa, qualquer colaborador desalinhado é suficiente para causar uma má impressão do negócio. Por isso, a cultura organizacional deve estar presente e visível no dia a dia, envolvendo todos os setores da empresa.
Algumas ações simples podem ser úteis na fixação da cultura aos colaboradores:
- Banners na recepção
- Informativos nos murais da empresa
- Encontros periódicos
- Transparência em sites e intranet da organização
Todas essas são formas de disseminar a cultura e devem ser acessíveis e aplicáveis a todos, do executivo ao faxineiro, para que realmente “vistam a camisa”. Dessa forma, é encorajado um ambiente de trabalho mais harmonioso, em que todos sabem onde estão trabalhando e aonde podem chegar.
Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, trazendo mais objetividade, produtividade e sintonia entre todos os envolvidos.
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