Mau hálito: o que causa e como prevenir?

Mau hálito: o que causa e como prevenir?

Em: 21, janeiro, 2021

Categoria: Saude
Mau hálito

Embora comum, o mau hálito sempre gera uma situação muito desconfortável para a pessoa que sofre deste problema e para aqueles ao redor. Mesmo que muitas vezes associado a falta de higiene bucal, nem sempre este problema surge por tal razão, podendo ser resultado de uma série de motivos, como:

Problemas no aparelho digestivo

Doenças intestinais como a gastrite e o refluxo, são causas comuns para o mau hálito. Quando o estômago encontra dificuldades na digestão, as bactérias se acumulam no sistema digestivo, trazendo um mau odor

Doenças respiratórias

As bactérias que interferem em sua saúde respiratória também podem trazer consequências para o hálito, causando um mau odor para a boca. Problemas como sinusite, amigdalite, ou até mesmo fortes resfriados causam o acúmulo de catarro e podem danificar o hálito. Além de que quando as secreções bacterianas se encontram no pulmão, existe outra possibilidade de o odor escapar.

Doenças do fígado

O fígado, como responsável pela síntese de substancias pelo organismo, caso passe por alguma falha durante o processo, pode provocar a halitose. A cirrose, por exemplo, pode ser uma das causadoras, uma vez que impede a excreção dessas substâncias.

Problemas renais

Inclusive os rins podem causar o mau cheiro saindo da boca da pessoa, caso haja um nível elevado de ureia no organismo.

Diabetes

Aqueles que sofrem de diabetes possuem uma propensão elevada a apresentar mau hálito. Uma vez que as alterações no índice glicêmico criam uma situação favorável para a presença de bactérias, que como já aprendemos, podem causar o mau cheiro.

Tabagismo

Algo perceptível é que os fumantes costumam ter um hálito não muito agradável, isso deve ao fato das substâncias tóxicas do cigarro, como o alcatrão e a nicotina se acumulam dentro do sistema respiratório do usuário.

Agora que você conhece algumas das possíveis causas do mau hálito, vejamos como é possível combater este problema.

Procure um especialista

O primeiro passo é sempre buscar ajuda profissional. Visitar um dentista pode ajudar a identificar a origem do problema, além de garantir que a higiene bucal que você está fazendo está correta. Caso a origem não esteja dentro da área de atuação do profissional da odontologia ele poderá lhe encaminhar para outro médico especializado que possa realizar o tratamento adequado.

Mude seus hábitos alimentares

Considere a possibilidade de que a halitose seja decorrente de uma má alimentação. Passar muito mais do que três horas sem se alimentar pode causar um mau odor, uma vez que com o estômago vazio, há uma produção maior de suco gástrico, levando seus gases para a boca.

Alguns alimentos possuem mais fibras e por isso ajudam na limpeza bucal, como é o caso das maçãs, da cenoura e do pepino, quando ingeridos crus evitam a proliferação de bactérias.

Busque uma rotina de higiene bucal completa

Insira os gargarejos na sua rotina de higiene bucal, preferencialmente logo após acordar e antes de dormir, por cerca de dois minutos, buscando escolher os produtos que não são a base de álcool. Escove os dentes com calma, prestando atenção para garantir que toda a boca, inclusive a língua, seja limpa, e troque a sua escova após um período de 3 meses. Além disso é vital que para eliminar a sujeira que se acumula entre os dentes se utilize de fio dental.

Mantenha a hidratação

Por fim, beber bastante água é imprescindível para manter uma boa saúde como um todo, e isso também vale para a saúde bucal. Uma boca seca pode gerar um hálito ruim, por isso busque sempre beber a quantidade diária de água recomendada segundo seu porte físico.


Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi.máximo para você. O máximo para sua empresa!

Quero um plano para mim

Conhecer um plano para minha empresa

Como ser um dentista credenciado?

Quero ser um representante (corretor)