Metas SMART: como elas podem te ajudar?

Metas SMART: como elas podem te ajudar?

Em: 21, dezembro, 2020

Categoria: Gestão empresarial
Metas SMART

Metas SMART é um método de definição de metas, as quais se baseiam em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

Seja na vida profissional ou pessoal, é muito importante estabelecer metas. Afinal, eles direcionam os nossos esforços em busca de algo desejado.

Em uma empresa, traçar metas pode aumentar muito a produtividade dos colaboradores, resultando em melhores números para o negócio.

Mas, antes de entrarmos diretamente no assunto, é preciso ficar muito claro que metas e objetivos são coisas parecidas, mas diferentes.

Objetivos são desejos e planos para um futuro que normalmente não são muito bem determinados e podem corresponder somente a uma vontade de conquistar algo — diminuir a inadimplência do negócio, aumentar a rentabilidade ou melhorar o giro de caixa, por exemplo.

As metas são muito mais detalhadas. Elas são definidas com informações precisas e de maneira bem mais fácil de serem monitoradas e atingidas.

Ela pode ser aplicada em todas as fases do seu modelo comercial, desde o plano de negócios até o seu planejamento tributário.

Como traçar Metas SMART

Sendo um acrônimo em inglês, as metas SMART, de maneira bastante didática, sugerem que você trace suas metas seguindo os seguintes preceitos:

Specific (Específicos)

As metas precisam ter parâmetros objetivos. Por isso, em vez de falar somente que deseja diminuir sua inadimplência, defina que você deseja mantê-la em até 1%, por exemplo.

Measurable (Mensuráveis)

Não adianta estabelecer metas que não podem ser medidas. Isso faz com que você inclua algum tipo de número ou quantidade de tempo que servirá para acompanhar a sua evolução.

Attainable (Atingíveis)

Criar metas extremamente difíceis de ser atingidas é um caminho perigoso, pois além de correr um grande risco de desmotivação, pode-se acabar abandonando alguns projetos pela metade.

O melhor é identificar patamares que sejam atingíveis sem muita dificuldade, mas também nada que seja fácil demais.

Relevant (Relevantes)

Na hora de estabelecer metas é preciso também focar no que é importante de verdade.

Para evitar que sua energia e seu tempo sejam sugados para tratar de assuntos que não sejam realmente as preocupações reais da empresa, mantenha seus olhos voltados para o que é importante de verdade, como reduzir a carga tributária.

Time-Bound (Temporizável)

Todo objetivo para virar uma meta real precisa de uma data limite. Do contrário, estaríamos tratando somente de uma vontade ou de um desejo de maneira mais despretensiosa.

Coloque datas reais na suas metas e você verá como elas se tornarão mais atraentes.

Metas SMART na prática

Agora que você já sabe como definir suas metas, utilize essa metodologia dentro do seu ambiente de trabalho.

Veja quais são as suas necessidades e trace metas SMART para tornar seus objetivos mais claros, racionais e atingíveis.

Determine o que você está buscando de maneira ordenada e tenha muito mais chances de sucesso na sua empresa.

 


Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi.máximo para você. O máximo para sua empresa!

Quero um plano para mim

Conhecer um plano para minha empresa

Como ser um dentista credenciado?

Quero ser um representante (corretor)

Icone WhatsApp