Negócios em 2021: o que esperar deles?

Negócios em 2021: o que esperar deles?

Em: 8, janeiro, 2021

Categoria: Gestão empresarial
vacina contra corona

Após um ano desafiador, como foi 2020, é natural que os empreendedores estejam ansiosos para saber o que vem pela frente. Os números do ano que passou demonstram o recesso causado pela pandemia, mas o que esperar dos negócios em 2021?

De acordo com dados de uma pesquisa mensal do Sebrae, em setembro as pequenas empresas brasileiras faturaram 36% menos do que no mesmo período de 2019 e 13% disseram ainda sofrer com as normas de segurança que impedem o atendimento em 100% da capacidade dentro de seus estabelecimentos. Trata-se de um problema que só deve piorar daqui para a frente com a perspectiva de uma segunda onda de contágio de coronavírus no país.

Embora a realidade ainda seja incerta, a chegada da vacina contra a Covid-19 traz esperança aos negócios, mas a dica mais importante é: aposte na inovação.

Confira abaixo alguns pontos importantes para os negócios em 2021.

Mantenha dinheiro em caixa

A pandemia reforçou a necessidade de planejamento financeiro para os pequenos negócios. Quando a quarentena começou de maneira abrupta em março, muitos empreendedores se desesperaram. A maioria não tinha caixa para sobreviver sem faturamento por tantos meses. Uma pesquisa­ nacional realizada pelo Sebrae, de 3 a 7 de abril, mostrou que, em média, os pequenos negócios conseguiriam pagar as contas com a empresa fechada por até 23 dias. Quem não estava capitalizado precisou buscar crédito e se reinventar para atender o cliente em casa.

Foco no cliente

Os negócios que sobreviveram durante 2020 precisaram se adaptar. Para os especialistas, o jeito mais fácil de fazer isso durante uma crise é ficar de olho no cliente e oferecer um produto ou serviço pelo qual ele esteja disposto a pagar. Mas para que isso seja possível, é preciso saber quem é o cliente. Seja com um sistema sofisticado de CRM ou com uma planilha no computador, o consultor recomenda anotar dados importantes sobre cada pessoa que compra algo.

Cuide dos funcionários

Com dinheiro em caixa e os clientes satisfeitos, é hora de pensar no bem-estar dos funcionários. As empresas que vão apostar no trabalho remoto em 2021 precisam garantir que os empregados tenham a estrutura necessária para trabalhar em casa. E isso não significa distribuir somente cadeiras e notebooks, mas também conhecimento. Com a digitalização rápida dos negócios, muitos funcionários talvez precisem de um empurrãozinho para aprender a usar as plataformas de venda pela internet ou chats online.

Inove sempre

Os empreendedores não podem se acomodar. A chave para preparar um negócio para qualquer cenário é estar em uma constante busca pela inovação. Enquanto as grandes companhias podem se dar ao luxo de ter uma área de inovação, os pequenos negócios precisam respirar inovação sempre. A inovação precisa estar presente no DNA das pequenas empresas, para que elas não sejam só uma alternativa mais barata para o cliente, mas sim uma alternativa mais eficiente na solução do seu problema.

Agora que você já sabe como serão os negócios em 2021, já pode agir para que este ano seja melhor para a sua empresa!


Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi.máximo para você. O máximo para sua empresa!

Quero um plano para mim

Conhecer um plano para minha empresa

Como ser um dentista credenciado?

Quero ser um representante (corretor)

Icone WhatsApp