Odontologia aliada à prevenção do câncer de mama

Odontologia aliada à prevenção do câncer de mama

Em: 3, outubro, 2024

Categoria: Saúde
Odontologia aliada à prevenção do câncer de mama

O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) apenas em 2018 foram diagnosticados quase 60 mil  casos da doença no Brasil e 2,1 milhões no mundo. Os números revelam a importância de que todos os profissionais da área de saúde se envolvam na ação, inclusive os dentistas. Tanto no cuidar dos pacientes oncológicos, quanto para reforçar a campanha em seus consultórios.

O tratamento do câncer de mama e seu impacto na saúde bucal

Uma terapia oncológica, como a quimioterapia ou a radioterapia, pode desencadear alguns efeitos colaterais que afetam a saúde bucal das pessoas em tratamento.

Entre os efeitos colaterais bucais mais comuns estão a mucosite oral – uma inflamação dolorosa da mucosa da boca – e a xerostomia, ou boca seca.

Esses efeitos colaterais ocorrem porque as terapias podem danificar as células que revestem a boca, reduzir a produção de saliva e enfraquecer o sistema imunológico local, tornando a boca mais suscetível a infecções.

A mucosite oral é particularmente desconfortável, causando dor intensa, úlceras na boca e dificuldade para falar e comer. A xerostomia, por sua vez, pode levar a problemas adicionais, como cáries dentárias e gengivite, devido à falta de saliva, que normalmente ajuda a proteger os dentes e a boca contra bactérias e ácidos.

Portanto, é fundamental que todos os pacientes em tratamento oncológico estejam cientes desses efeitos colaterais e recebam orientações sobre como cuidar da saúde bucal durante o tratamento, quais os cremes dentais indicados e manter uma higiene oral rigorosa e consultas regulares ao dentista.

Atualmente existem produtos que trazem um maior conforto aos pacientes que sofrem com a mucosite e a xerostomia. Consulte o médico ou o profissional dentista para indicações dos produtos adequados.

Dicas práticas para uma boa saúde bucal

Para manter uma boa saúde bucal durante o tratamento do câncer de mama, é importante adotar cuidados específicos. Aqui estão algumas dicas práticas que podem fazer toda a diferença:

  • Hidratação constante: Beber água regularmente ajuda a prevenir a boca seca, um efeito colateral comum do tratamento. A boca seca pode aumentar o risco de cárie e outros problemas bucais.
  • Escovação suave: Use creme dental sem lauril, para evitar a sensibilidade na gengiva.
  • Enxaguante bucal: Um enxaguante bucal suave e sem álcool pode ajudar a aliviar a boca seca e a proteger contra infecções.
  • Alimentação consciente: Opte por alimentos macios e nutritivos. Evite alimentos picantes, ácidos ou duros que possam irritar a boca.
  • Consultas odontológicas regulares: Continue visitando o seu dentista durante o tratamento do câncer para monitorar a saúde bucal e tratar quaisquer problemas precocemente.
  • Comunique-se com sua equipe médica: Informe seu oncologista sobre problemas ou desconfortos bucais para que eles possam ser tratados de forma adequada.

Lembramos que a comunicação com a equipe médica é fundamental e que qualquer alteração na saúde bucal deve ser relatada para que possa ser tratada adequadamente e o quanto antes.

Com o apoio de cuidados odontológicos regulares e práticas simples de higiene bucal, as pacientes com câncer de mama podem enfrentar essa fase com mais conforto e confiança, concentrando-se no caminho em direção à recuperação e ao bem-estar.