Odontologia do Trabalho: A importância da saúde bucal

Odontologia do Trabalho: A importância da saúde bucal

Em: 3, março, 2021

Categoria: Gestão empresarial
Odontologia no trabalho

A Odontologia do Trabalho, que tem como objetivo a busca permanente da compatibilidade laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador, tem suas origens teóricas registradas na literatura científica pelo menos desde a década de 60.

De lá para cá, a área reuniu peculiaridades relacionadas à complexidade de seu campo de atuação e à sua interdisciplinaridade, agregando às práticas de saúde integral conceitos de:

Gestão

Análise

Planejamento

Execução

Avaliação dos serviços

Programas e projetos para saúde bucal

Além de avaliações técnicas e auditoria

Trazendo ao público a que se destina – a classe trabalhadora – a oportunidade de promoção de saúde bucal por meio da antecipação dos riscos ocupacionais e consequente prevenção de manifestações bucais das doenças.

Diante disso, o entendimento dos riscos à saúde do complexo bucomaxilofacial e das implicações das doenças e condições odontológicas nas questões laborais ultrapassam a identificação epidemiológica e a catalogação de doenças, colocando o cirurgião-dentista que se dedica à saúde bucal do trabalhador passos à frente de diversas outras discussões da prática odontológica.

Isso porque, a saúde no ambiente de trabalho acompanha os capítulos de lutas e transformações na história da humanidade e nas complexas relações com o modo de produção vigente, através das dinâmicas da força de trabalho humana.

A Odontologia do Trabalho ganha abrangência na saúde do trabalhador, visto que os problemas bucais, frequentemente, provocam desconforto físico e emocional, além de causar prejuízos à saúde geral, diminuindo a produtividade dos empregados nas suas funções e possibilitando acidentes de trabalho pela falta de concentração e automedicação, além de contribuir para o absenteísmo.

E aqui, cabe ao cirurgião-dentista do trabalho, integrado à equipe multidisciplinar de saúde ocupacional, demonstrar as várias doenças sistêmicas que têm sua primeira manifestação na boca, por meio de exames odontológicos admissionais e periódicos obrigatórios, complementares aos exames de saúde realizados pela área médica. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20% das faltas ao trabalho no setor industrial estão vinculadas a problemas de saúde bucal.

Fonte: Revista ABO

Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi.máximo para você. O máximo para sua empresa!

Quero um plano para mim

Conhecer um plano para minha empresa

Como ser um dentista credenciado?

Quero ser um representante (corretor)

Icone WhatsApp