Você sabe o que pode causar a dor de dente?

Você sabe o que pode causar a dor de dente?

Em: 26, agosto, 2021

Categoria: Saude

Nada mais desagradável que dor de dente, não é mesmo? O incômodo causado por esta dor, muitas vezes atrapalha as tarefas diárias e faz com que as pessoas procurem medidas paliativas para seu alívio. Entretanto, a dor é um sinal de que algo não vai bem no seu organismo. Para verificar sua causa é preciso sempre procurar um profissional para que sejam excluídas as possibilidades de algo mais grave e dar início ao tratamento o mais breve possível.

A dor de dente pode ser causada por inúmeros fatores, dentre os mais comuns estão:

Cáries:  a cárie é um furo causado no dente por um bactéria. Ela acontece quando os resíduos dos alimentos não são bem retirados, atraindo as bactérias que se alimentam deste. Porém, caso a cárie não seja tratada a tempo, as bactérias podem chegar ao canal do dente (veias que o conectam com a gengiva), causando intensa dor.

Problemas na gengiva: eles podem ser classificados por gengivite, periodontite e periodontite avançada. Eles são causados por  bactérias da placa bacteriana, o biofilme dental, uma película pegajosa e incolor formada sobre os dentes. Caso a placa não seja removida, ela pode endurecer e se transformar em, que por sua vez facilita o acúmulo de mais placa.  Entretanto, a escovação ou o uso do fio dental não remove o tártaro, apenas um dentista poderá faze-lo por meio de uma limpeza profissional (raspagem).

Batidas: quem sofreu batidas na boca podem fraturar o dente ou sua raiz. Neste caso, haverá bastante dor na mastigação ou ao ter contato com líquidos e alimentos muito quentes ou frios.

Dentes nascendo: para que o dente nasça ele precisa perfurar a gengiva. Esse processo causa intensa dor, principalmente quando diz respeito ao último dente da arcada: o siso.

Sensibilidade:  A sensibilidade dentária é a dor causada pela exposição dos tubos dentinários. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival

A dor de dente deve ser diferenciada de outras fontes de dor no rosto, como a sinusite, dor de ouvido ou dor de garganta, ou ainda de uma lesão na articulação temporomandibular (ATM).

Os tratamentos incluem medidas para aliviar a dor e o dentista normalmente pode receitar analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos ou medidas cirúrgicas, dependendo do caso. Manter uma boa higiene bucal evita problemas com cáries e inflamações, prevenindo muitas das causas de dores de dente.
E não se esqueça: para identificar a origem da dor e obter alívio, consulte sempre seu dentista.

 

Conheça a Odontomaxi

Mais do que ver você sorrir, a ODONTOMAXI tem como objetivo levar assistência odontológica de qualidade, com comodidade e preços justos para todo o Brasil. Planos Odontológicos personalizados, criados especialmente para atender as necessidades empresariais.

Alguns diferenciais:

  • Estrutura de ponta, qualidade, conforto e tudo que existe de mais moderno no segmento da odontologia;
  • Ótimo custo benefício para a empresa e retorno na qualidade do trabalho dos colaboradores.
  • SAC rápido e eficiente.
  • Pontualidade no atendimento e muito mais.

Odontomaxi. O máximo para você. O máximo para sua empresa!

Icone WhatsApp